A dengue é transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti infectado, é uma doença grave e pode matar. Para evitar a proliferação do mosquito, que se reproduz em água parada, a prefeitura de Canoinhas organizou uma força-tarefa envolvendo todas as secretarias municipais, que intensificarão as ações de orientação e prevenção na comunidade. Na última semana, durante rastreamento feito pelas agentes de saúde e profissionais da vigilância epidemiológica do município, foram encontrados cinco focos de dengue em dois bairros de Canoinhas.
Durante reunião na manhã desta terça-feira,30, o prefeito Beto Faria pediu aos secretários municipais que reforcem todas as ações de prevenção que já são realizadas diariamente pelo poder público. “O momento de erradicar o mosquito é no inverno, para que não tenhamos problemas no verão que é o período de maior concentração dos casos de dengue”, disse o prefeito.
Na tarde desta terça-feira, 30, foi realizada reunião com integrantes das redes municipal, estadual e particular de ensino, buscando organizar ações educativas e de conscientização com a comunidade escolar. No encontro, que aconteceu na sede da secretaria de Educação, servidoras da vigilância epidemiológica do município prestaram orientações aos profissionais da área de educação, que diariamente falarão com os estudantes sobre a prevenção da dengue.
“Precisamos da ajuda da população para a prevenção da doença. O simples fato de não acumular água em potes é a chave principal para prevenção. Se temos um caso positivo de dengue do município, isso significa que temos mosquitos infectados pelo vírus. Agora, temos que reforçar o cuidado, a orientação é para que a população elimine toda água parada. Se essa fêmea que transmitiu o vírus depositar os ovos, eles estarão infectados e também podem transmitir a doença”, explica Iolanda Ruthes da Silveira, responsável pelo departamento de epidemiologia do município.
Mesmo que o frio dificulte a proliferação, o clima típico da estação não mata o mosquito e as larvas. A medida para combater os focos é única e simples: não deixar água acumulada. Para isso, é preciso tampar caixas d’água, tonéis e latões, guardar garrafas vazias viradas para baixo, guardar pneus sob abrigos e encher os pratos de vasos de plantas para não acumular água. Além disso, manter desentupidos ralos, canos e calhas e manter lixeiras fechadas.
Limpeza de terrenos
De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Adinor da Silva, os proprietários de terrenos baldios estão sendo notificados e devem realizar a limpeza dos imóveis, cumprindo com o que diz a lei complementar 0021 de 20 de dezembro de 2007, que institui o código de postura do município de Canoinhas. De acordo com o documento na infração de qualquer artigo da terceira seção, que dispõe sobre a higiene das vias públicas, será imposta a multa variável entre 300 a 500 Unidades Fiscais Municipais (UFM).
Sintomas da Dengue
A secretaria de Saúde orienta a população que procure a Unidade Básica de Saúde mais próxima ou o Pronto Atendimento Municipal tão logo perceba os sinais ou sintomas da dengue. São eles: dor de cabeça, febre, dor muscular, exantema pelo corpo (manchas vermelhas pelo corpo) febre alta com início súbito, dor atrás dos olhos, que piora com o movimento dos mesmos, perda do paladar e apetite, náuseas e vômitos, tonturas, extremo cansaço, moleza e dor no corpo e muitas dores nos ossos e articulações.
Na dengue hemorrágica, o quadro clínico se agrava rapidamente, apresentando sinais de insuficiência circulatória e choque, podendo levar a pessoa à morte em até 24 horas. De acordo com estatísticas do Ministério da Saúde, cerca de 5% das pessoas com dengue hemorrágica morrem. O doente pode apresentar sintomas como febre, dor de cabeça, dores pelo corpo, náuseas ou até mesmo não apresentar qualquer sintoma. O aparecimento de manchas vermelhas na pele, sangramentos (nariz, gengivas), dor abdominal intensa e contínua e vômitos persistentes podem indicar a evolução para dengue hemorrágica. Esse é um quadro grave que necessita de imediata atenção médica.
Mosquito da febre Chikungunya
Durante força-tarefa das equipes de Epidemiologia e da 26ª Gerência Regional de Saúde, foram encontrados no Campo da Água Verde mosquitos transmissores da febre Chikungunya. De acordo com a epidemiologia, estes insetos não estão ligados aos casos de dengue.
Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Canoinhas / Santa Catarina