A VII Conferência Municipal de Assistência Social de Porto União foi realizada na quarta-feira, 24, no Clube 25 de Julho. O encontro teve como tema Consolidar o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) Rumo a 2026. O Prefeito Anízio de Souza participou da abertura do evento que seguiu até o final da tarde com palestras e discussões em grupo.
A presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Marcia Caus, afirmou que o município tem acompanhado desde o início as transformações do assunto no Brasil. “Por muito tempo a assistência social foi entendida como assistencialismo, com a consagração da constituição de 1988 a assistência social passou a fazer parte da seguridade social, juntamente com a saúde e a previdência social, tornou-se assim um direito ao cidadão que dele necessitar, não só uma boa vontade”, afirma. Hoje a assistência social tem um caráter de política de prevenção social e pode responsabilizar o estado a garantir os mínimos sociais para a população. “É importante esse encontro de hoje para refletirmos sobre esse processo, a consolidação do SUAS em Porto União, sobre os direitos já garantidos e avaliarmos a situação atual para melhorias a aperfeiçoamento desses serviços”, coloca Márcia.
O Secretário de Desenvolvimento Social, Marco Vieira enfatizou a presença das pessoas interessadas em contribuir com a melhoria do trabalho da assistência social no município. “Agradeço e parabenizo também a toda a equipe da secretaria que se empenhou na organização desse evento”, disse.
O Prefeito Anízio de Souza falou da importância em discutir o assunto. “Tenho certeza de que no dia de hoje os assuntos discutidos vão enriquecer muito o trabalho de cada um. Com essas conferências e com aquilo que vocês irão propagar, a partir disso é que vai haver mais entrosamento, mais participação das pessoas nessa área. Parabéns a todos que estão aqui hoje, pois isso demonstra a vontade de fazer isso acontecer”, afirmou.
O trabalho do dia seguiu com a coordenação da doutora em assistência social, Maria Luiza Milani discutindo o lema da conferência: Pacto Republicano no SUAS rumo a 2026: o SUAS que temos e o SUAS que queremos.
O assunto foi dividido em cinco eixos, que foram discutidos pelos grupos formados durante a tarde.
I- Dignidade humana e justiça social – princípios fundamentais para a consolidação do SUAS, pacto federativo.
II- Participação social como fundamento do pacto federativo no SUAS.
III- Primazia da responsabilidade do estado: por um SUAS Público, Universal, Republicano e Federativo.
IV- Qualificação do Trabalho no SUAS.
V- Assistência Social é direito no âmbito do pacto federativo.
Ainda no final do encontro foram escolhidos os delegados que participam da Conferencia Estadual de Assistência Social.
Camila Godoi (42) 8402 6464
Juliano Crespo (42) 9977 1529
Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Porto União – SC