Com o tema “Comida de verdade, no campo e na Cidade”, o Conselho Municipal de Segurança Alimentar, em parceria com a Prefeitura de Canoinhas, por meio da Secretaria de Assistência Social, realizou nesta quinta-feira, 11, a 1ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Canoinhas. O evento aconteceu na Associação dos Servidores Municipais (Asemca), e contou com a presença de diversos profissionais da área da saúde, agricultura e educação. Além de produtores rurais, autoridades locais e a comunidade puderam, durante o evento, participar de debates e palestras.
O objetivo principal da Conferência é de ampliar e fortalecer os compromissos para a promoção da soberania alimentar, garantindo a todos o Direito Humano à alimentação adequada. De acordo com a secretária de Assistência Social, Ângela Maria Soares, o evento pode ser considerado um momento histórico para Canoinhas. “Esta é a primeira Conferência em que avaliamos tudo o que já foi feito e elencamos propostas para que continuemos no caminho que levará o nosso município a fazer a diferença na segurança alimentar e nutricional”, enfatizou. Ângela, também comentou sobre o objetivo do evento. “Estamos reunidos hoje para somar forças, e juntos garantir e traçar, através dela, a política de segurança alimentar e nutricional do município, e acima de tudo garantir os direitos de nossa população”, disse.
O secretário municipal de Desenvolvimento Rural, Joercio Mielke, também participou do evento e comentou a importância de parcerias das secretarias na realização dos projetos voltados à área de alimentação. “É sempre importante destacar as parcerias em diversos programas e projetos, e hoje, nesta conferência, temos a oportunidade de discutir ideias para serem levadas a âmbito estadual e nacional”, comentou. O secretário destacou ainda a importância da participação dos agricultores no evento. “São vocês os grandes responsáveis para hoje estarmos reunidos, discutindo o assunto de uma alimentação saudável para as famílias”, comentou.
Durante o evento, foram debatidos diversos temas, entre eles “Comida de verdade: avanços e obstáculos para a conquista da alimentação adequada e saudável e da soberania alimentar”, “Estratégias em andamento para a conquista da comida de verdade no âmbito municipal” e “Arfeiçoamento e ampliação do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional: pacto federativo, participação social e intersetorialidade”.
A Nutricionista Patrícia Szuck, mestre em Nutrição pela Universidade Federal de Santa Catarina, destacou durante a Conferência a importância da segurança alimentar. “É importante destacar que segurança alimentar e nutricional não fala apenas de fome e não envolve apenas os profissionais desta área, muito pelo contrário. Hoje, praticamente toda a população encontra-se em algum grau de insegurança alimentar, seja pela falta de alimentos, seja por contaminações alimentares, seja pela falta de qualidade, pelo uso excessivo de agrotóxicos e inúmeros outros motivos”, ressaltou.
O vice-prefeito, Wilson Pereira, esteve no evento representando o prefeito Beto Faria, e enfatizou a participação do poder público para uma melhor alimentação para a população. “Estou muito orgulhoso em saber que nosso município é modelo para o Estado de Santa Catarina, é um dos 10 municípios do País, sendo o primeiro do Estado a aderir ao programa de aquisição de alimentar, onde está sendo construído a cozinha comunitária que em breve será inaugurada, e poderá oferecer 100 refeições por dia, além de outras atividades que favoreçam a educação alimentar e nutricional, um investimento de R$ 450 mil”, enfatizou Pereira.
Assessoria de Comunicação Prefeitura de Canoinhas / Santa Catarina