A reativação do aeródromo Hugo Werner é um importante passo para o crescimento econômico local. Para concretizar esta ação, a Prefeitura de Mafra, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, está buscando junto aos órgãos responsáveis pela aviação no país, a desinterdição do aeródromo e ainda, realizando a manutenção do espaço. Os documentos de interdição que listam as não-conformidades no aeródromo datam de 2003, as quais foram levantadas em vistoria realizada pelo então SERAC-5. Sobre a interdição, a questão crítica levantada à época foi relativa à vulnerabilidade da área operacional do aeródromo, apontando problemas como cerca patrimonial/operacional, trânsito de veículos, pessoas não autorizadas e animais, invasões no sítio aeroportuário, entre outras.
Infraestrutura
Em meados de 2013, em contato com a Gerência de Fiscalização Aeroportuária/Superintendência de Infraestrutura Aeroportuária da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) o município solicitou orientações de como proceder para a desinterdição do aeroporto e em resposta foi sugerido dar solução as não-conformidades listadas na interdição, e, após isso, solicitar nova vistoria e a desinterdição.
Este mês está sendo concluído o cercamento da área com extensão de aproximadamente 5Km, trabalho realizado graças a parceria com empresários locais que doaram o material e a empresa Seluma, que de forma gratuita, providenciou a mão de obra para a reconstrução da cerca e limpeza das divisas.
Para Mafra, a reativação do aeródromo é um importante passo para o crescimento do município. “O aeródromo servirá para alavancar o desenvolvimento econômico de Mafra, possibilitando o pouso e decolagem de pequenas aeronaves e por consequência, facilitando o deslocamento de investidores que optam por esse meio de transporte”, concluiu o Secretário de Desenvolvimento Econômico Ernani Antonio Kvitschal Junior, reforçando que um município que possui infraestrutura aeroportuária se torna um polo integrador, estreitando fronteiras comerciais.
Patrimônio
O Aeródromo Hugo Werner, localizado no bairro Faxinal, possui uma pista com 1.100 metros de extensão para pousos e decolagens de pequenas aeronaves, a qual se encontra desativada por diversos motivos, entre eles os que comprometem a infraestrutura e segurança do patrimônio, questões que já estão sendo solucionadas.
Próximos passos
Está marcada para terça-feira, dia 16, as 19h30 uma reunião com a comunidade do Faxinal, com o intuito de orientar os moradores sobre a importância do aeródromo e os riscos ocasionados por invasões ao sítio aeroportuário. O evento, além da comunidade, contará com a participação do Secretário de Desenvolvimento Econômico de Mafra, da Polícia Militar, da Autopista Planalto Sul e da Seluma.
Priscila Fernandes – Assessora Especial de Comunicação
Joyce Silva e Fátima Strapasson – Jornalistas
Assessoria Especial de Comunicação
Prefeitura de Mafra (SC)