Os prefeitos da Associação dos Municípios do Planalto Norte Catarinense – AMPLANORTE participaram entre os dias 25 e 28 de maio da XVIII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios.
O evento terminou nesta quinta-feira (28) com leitura e aprovação da Carta da XVIII Marcha, feita pelo presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski.
O documento destaca o debate com os partidos políticos sobre a Reforma Política. “Realizou-se uma verdadeira sessão do Congresso Nacional na Marcha com a presença dos presidentes das duas casas legislativas, dos líderes partidários da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, com o presidente e o relator da Comissão Especial do Pacto Federativo, além de centenas de parlamentares”.
Reivindicações
A carta, que apresenta as nove principais reivindicações municipalistas deste ano, afirma que “os parlamentares assumiram o compromisso com a pauta legislativa dos Municípios composta por 17 iniciativas, em especial com o novo ISS, mecanismo de reajuste dos programas federais, o FPM anticíclico e a vedação de se criar despesas sem a clara fonte de recursos”.
Segundo a Confederação Nacional dos Municípios – CNM oito mil municipalistas e convidados estiveram na Marcha este ano, o que representa recorde de público. Prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e demais gestores do poder local apresentaram suas reivindicações ao Poder Executivo, Judiciário de Legislativo.
Os programas de interesse dos Municípios dos ministérios da Integração Nacional, do Meio Ambiente e da Saúde foram apresentados pelos ministros.
Participaram os prefeitos de Mafra, Roberto Agenor Scholze; Canoinhas, Luiz Alberto Rincoski Faria; Papanduva, Dario Schicovski; Irineópolis, Juliano Pozzi Pereira; Monte Castelo, Aldomir Roskamp e Porto União, Anizio de Souza.
Adriana Bonin
Jornalista MTB 2644 SC
Assessora de Comunicação AMPLANORTE
Com informações CNM