O Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) está passando por reordenamento, que busca dinamizar as ações de combate ao trabalho infantil. Para mostrar de forma clara a nova metodologia para o desenvolvimento de atividades, a Secretaria Municipal de Assistência Social de Canoinhas promoveu na semana passada a primeira reunião intersetorial do programa.
“A principal mudança no Peti ocorreu com o reordenamento do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), oferecido nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), e o Redesenho do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil. Desta forma, o Peti não possui sede própria, realizando atendimento nos Cras em suas áreas de abrangência, dentro do SCFV e Centro de Referência Especializados em Assistência Social (Creas) através do Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos”, explicou a secretária de Assistência Social, Ângela Soares.
Segundo a coordenadora do Peti, Rosemare Steilein Conte, a meta é acabar com o trabalho infantil no Brasil até 2017 e para que isso aconteça é necessário o fortalecimento da rede socioassistencial e intersetorial. ”Neste momento as parcerias serão de extrema importância, pois somente dessa maneira conseguiremos um efetivo resultado no combate ao trabalho infantil”, ressaltou Rosemare. A coordenadora do programa ainda frisou as responsabilidades da gestão do Peti e dos profissionais que participarão desta rede de atendimento, lembrando sempre que o trabalho será baseado nos eixos temáticos de Informação e Mobilização, Identificação, Proteção Social, Defesa e Responsabilização e Monitoramento que contam no novo desenho programa.
Mobilização
Reconhecido como o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, o 12 de junho marca a luta pelos direitos de crianças e adolescentes desde 2002. O objetivo é chamar a atenção de todos para a importância da implementação das Convenções nº 138 (estabelece idade mínima para admissão do emprego) e nº 182 (trata das piores formas de trabalho infantil). Em Canoinhas haverá mobilização nesta data, com distribuição de materiais informativos em diversos pontos do município, entre eles os semáforos entre as Ruas Caetano Costa e Francisco de Paula Pereira.
--
Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Canoinhas / Santa Catarina