O sábado, 09, foi dia D da vacinação contra a Influenza (gripe), em todo o Brasil. Porto União não ficou de fora e teve todas as equipes de saúde mobilizadas durante o dia todo. A organização é da equipe de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde, porém todos se envolvem para realizar a imunização.
Segundo a equipe de epidemiologia, até este sábado, Porto União já vacinou 37,43% da meta estabelecida, destes 25,46% crianças (entre seis meses e menos de cinco anos), 27,55% gestantes, 41,45% puérperas, 41,51% idosos e 100% indígenas.“Essa é uma porcentagem boa, por ser a primeira semana da campanha”, afirma Melania Koczyla, técnica responsável pelos sistemas de informações da Vigilância Epidemiológica.
Nesta semana a equipe percorre as residências onde vivem pessoas doentes, que não podem se locomover até os postos de saúde. Na semana passada foram vacinadas as pessoas da área rural do município e também os integrantes de grupos da terceira idade.
A Campanha Nacional segue até o dia 22 de maio. O objetivo da campanha é reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da influenza na população alvo para a vacinação.
Em Porto União, serão aproximadamente 9 mil pessoas imunizadas, 60% delas fazem parte do grupo dos idosos. O secretário de Saúde, Jair Giraldi, acompanha o trabalho das equipes de vacinação de perto. “Após a introdução da vacina contra a gripe em nosso País percebemos que a taxa de internação hospitalar e de mortalidade por doenças causadas pela gripe diminuíram consideravelmente”, explica. Segundo Giraldi é muito importante que as pessoas tenham essa consciência de se prevenir e tomar a vacina. “Fazemos um apelo especial para as gestantes, que nos últimos anos tiveram uma participação muito baixa em todo País, isso é um indicador muito ruim quando falamos em prevenção de doenças. Mas temos a expectativa de superar a meta de 80% preconizada pelo Ministério de Saúde e estamos facilitando o acesso das pessoas com a intensificação da campanha”, destaca.
Contraindicações
A vacina não é recomendada para pessoas com alergia ao ovo, pois é usada na sua fabricação, e que já tiveram reação anafilática ou alérgica à vacina.
Como evitar a gripe?
Se você tiver sintomas de gripe, deve:
- Procurar imediatamente um serviço de saúde a fim de buscar tratamento adequado;
- Após o início do tratamento, deve-se evitar sair de casa no período de transmissão da doença (até sete dias após o início dos sintomas);
- Evitar aglomerações e ambientes fechados, procurando manter os ambientes ventilados;
- Adotar hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e ingestão de líquidos.
Camila Godoi
Juliano Crespo
Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Porto União – SC