Nesta semana a Defesa Civil de Mafra prestou auxílio às famílias que tiveram suas casas atingidas pelo vendaval do último domingo, 03. Segundo a diretoria da Defesa Civil, cerca de 50 casas foram atingidas, sendo o principal problema o destelhamento.
Na manhã de quarta-feira, 06, começaram a ser entregues telhas – de 5 e 6mm – nas localidades de São Lourenço e Imbuial.
Famílias atingidas
A residência do avicultor Daniel Divonei Oliveira sofreu com o destelhamento e alagamento. A família conta que teve de pedir abrigo na casa vizinha, pois durante o vendaval estourou o cano de água e a fiação elétrica. “Minha filha adolescente ficou em estado de choque. Nunca passamos por isso. Molhou mobília, colchões, roupas, cobertores e alimentos”, contou Claudete de Matos, esposa de Daniel. Em sua casa foram entregues 40 telhas. “Com telhado, temos mais segurança”, completou.
A casa vizinha de Célia Nogueira e Quirino Tombini, também sofreu com o vendaval e recebeu 20 telhas. “Destelhou a frente e as laterais. Nos abrigamos na sala, mas o vento nos assustou”, relatou Célia.
Já na propriedade de Élcio Osni Theurer, no Imbuial, até os pinheiros foram arrancados pela força do vento. Ele mostrou que a sua casa e a de sua filha foram totalmente destelhadas. “Morreram galinhas e um carneiro. Caiu uma árvore no meu carro também. Minha filha, genro e netos estão abrigados em outro local. Ficamos muito abalados com o que passamos”, disse Élcio, mostrando uma caixa d’água arremessada pelo vento a cerca de 100 metros. Em sua propriedade foram entregues 100 telhas de 6mm e 50 de 5mm.
FIDE
À medida que a Defesa Civil vai atendendo às famílias, faz o registro de dados para compor o FIDE – Formulário de Informações do Desastre – documentos necessários para análise do Processo de Situação de Emergência ou Estado de Calamidade Pública.
Os secretários de Governo e Ciadadania, Erlon Veiga e de Desenvolvimento Econômico, Ernani Antonio Kvitschal Junior, foram às empresas locais afetadas pelo vendaval colher informações sobre os prejuízos.
Após a compilação de dados, o Conselho Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC) se reunirá extraordinariamente para discutir se o município decreta situação de emergência.
Serviço:
A Defesa Civil de Mafra fica na Rua José Boiteux 41, esquina com a rua Independência. Telefone: 3643-7742. Em caso de emergência acionar o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193. A corporação aciona a Defesa Civil, trabalhando em conjunto.
Priscila Fernandes – Assessora Especial de Comunicação
Joyce Silva e Fátima Strapasson – Jornalistas
Assessoria Especial de Comunicação
Prefeitura de Mafra (SC)