Representando cerca de 250 mil pessoas, nesta semana os prefeitos dos municípios que compõe a Associação dos Municípios do Planalto Norte Catarinense – AMPLANORTE cumpriram uma extensa agenda em Florianópolis. Durante três dias os gestores percorreram as secretarias estaduais em busca de apoio para colocar em prática o Plano de Desenvolvimento Regional do Planalto Norte.
Planejamento
O Secretário de Planejamento Murilo Flores abraçou a luta da região e ajudou a marcar esta primeira agenda Estadual para afinar com as Secretarias o que será feito em prol do desenvolvimento. Esta foi a primeira Secretaria visitada, na qual ficou acordado que as ações do governo devem ser bem organizadas, com intervenções econômicas que alavanquem a formação social. Ficou a cargo dos prefeitos fazerem o levantamento das cadeias produtivas da região, eixos da economia que favoreçam as pessoas da região O intuito é construir políticas adequadas e, ainda, criar perspectiva para os jovens. O secretário garantiu que o que estiver no planejamento das prefeituras será feito, de alguma forma, pelo estado, buscando a redução do desequilíbrio do desenvolvimento. Flores participou da maioria das reuniões.
Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável
Parabenizando pelo movimento o secretário Carlos Chiodini enalteceu os diferenciais atrativos da região, como mão de obra, destacando que vê a possibilidade de fazer um bom trabalho, unindo esforços para dar atratividade à região. Disse que a tarefa agora é aprofundar os estudos, definindo os eixos econômicos que serão trabalhados, as potencialidades. Deve ser realizado um estudo indicando o que falta para implantar efetivamente as cadeias produtivas promissoras na região, como leite, fruticultura, aves, suinoculutra, entre outros. A intenção é criar um material institucional com dados de cada município. Vai levar a discussão ao governo e ver programas de incentivos, entre outras ações que podem ser tomadas. Vai procurar Flores e fixar um prazo, ir a campo em busca de investimentos.
“O desenvolvimento do Planalto Norte é uma das nossas prioridades, atendendo aos pedidos dos prefeitos e do próprio governador Raimundo Colombo. Uma região que tem grandes potencialidades para atração de novos investimentos”, declarou Chiodini.
DNIT
Desta reunião participaram, além dos prefeitos, a Autopista Planalto Sul e as Associações Comercias de Mafra e Canoinhas.O superintendente regional do departamento, Vissilar Pretto apresentou boas notícias. Sobre a BR 280, que liga Mafra a Canoinhas, explicou que está sendo feito levantamento para licitar o novo Contrato de Restauração e Manutenção no segundo semestre. O levantamento está na fase final. Explicou que ainda não há um estudo de duplicação, mas que há uma empresa fazendo um levantamento de dados para posterior estudo de viabilidade técnica e econômica. Disse que vai tentar colocar o projeto do trevo de Canoinhas/Mafra, um ponto crítico de acidentes, no Planejamento de 2016, mas enfatizou que s prefeitos devem buscar aportes, como emendas parlamentares. O trevo já tem projeto realizado pela Associação Comercial de Canoinhas, o DNIT já aprovou, mas falta recursos. Segundo ele, o estudo de viabilidade vai apresentar os gargalos e a hora que entrar o orçamento a obra será licitada.
Defesa Civil
Uma ótima notícia para o Planalto Norte. O secretário Milton Hobus garantiu que a Defesa Civil estadual vai contratar um Plano Diretor para as bacias do Iguaçu e rios tributários. O recurso já foi viabilizado. Será uma ação estruturante, um plano de segurança com possibilidade de gerenciamento de risco. Haverá uma modelagem geológica, com levantamento topográfico, cálculos, será possível saber quanta água vai chegar quando chover. Segundo ele, será um grande sistema de informação e operação que irá mudar o Estado. Depois de constatado o que precisa ser feito em cada região a Defesa vai buscar recursos e contratar projetos.
Já sobre os recursos para obras emergenciais das enchentes de junho de 2014, o secretário garantiu que estarão em Brasília na terça-feira (05/05) para pedir a liberação dos projetos. Pediu empenho dos prefeitos para unirem forças políticas com os deputados da região para que os recursos sejam liberados.
BRDE
O superintendente regional Nelson Ronnie dos Santos garantiu que já é preocupação do banco melhorar o desempenho econômico e social da região. Contou também que há projeto para aumentar a finaciabilidade para a parte estrutural dos municípios. Lembrou que o PMAT pode financiar, inclusive, a modernização da gestão da prefeitura. Pediu que a AMPLANORTE liste os projetos das prefeituras e vá ao Ministério da Integração Nacional, em Brasília, pedir para descontingenciar, assim os projetos da região saem da fila e os municípios conseguem mais recursos para promover o desenvolvimento.
BADESC
O BADESC é a Agência de fomento do Estado, cuja presidência está a cargo de um mafrense, Wellington Roberto Bielecki. Para prestigiar sua região, Bielecki garantiu que vai estudar uma forma de liberar mais crédito para auxiliar no fortalecimento e desenvolvimento dos municípios. Deve começar a atuar mais forte com o microcrédito para atender a região.
Sebrae
Guilherme Zigelli, superintendente do Sebrae enfatizou a importância da qualificação profissional e acadêmica. Abraçando a causa destacou Mario Guesser para ser a ponte do Sebrae no processo. É ele quem vai tratar dos assuntos para o desenvolvimento do Planalto Norte. Guesser acredita que o rumo para o desenvolvimento da região está na agroindustrialização; no turismo do contestado e no cooperativismo, produção primária e agroindústria. O Sebrae aposta no programa jovens empreendedores e também na identificação geográfica dos produtos, como da erva mate. Agora deve ser desenhada uma ideia de gestão a várias mãos. Um diagnóstico deve ser traçado, com a ajuda do Sebrae, para entender o que trava a região. Uma comissão técnica será formada para dar andamento ao Plano. Esta comissão terá, a princípio, integrantes da Universidade do Contestado; da Secretaria de Planejamento; do Sebrae; da AMPLANORTE; da EPAGRI e de associações comerciais, com apoio do Ministério da Integração.
Ministério Público
Para tratar sobre a Saúde Fiscal dos Municípios e continuar a parceria entre MP e AMPLANORTE, os prefeitos foram recebidos pelo promotor Fabio Trajano, o qual ressaltou que o intuito da parceria é trabalhar de forma preventiva e evitar a sonegação fiscal.
Saúde
O secretário estadual da Saúde João Paulo Kleinübing explicou que tem três metas na secretaria: implantar a regulação; avançar na informatização do cartão único e reavaliar a rede hospitalar. O fortalecimento do Consórcio de Saúde já existente na região, o CISAMURC, é essencial.
MDA
No MDA o delegado Jurandi Gugel falou que se a região tiver bons projetos consegue obter recursos para fortalecer as cadeias. Explicou sobre as assistências técnicas às famílias de produtores e lembrou que é preciso cobrar qualidade, tanto do serviço dos técnicos como dos produtos que saem das propriedades.
Adriana Bonin
Jornalista MTB 2644 SC
Assessora de Comunicação AMPLANORTE