Dirigentes de Educação de várias regiões do estado participam, nesta terçca e quarta-feira (28 e 29), do XV Fórum Ordinário da União dos Dirigentes Municipais de Educação – Undime de Santa Catarina, no Auditório da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina – FIESC. A organização estima a presença de 300 participantes – entre secretários municipais, assessores, técnicos e diretores.
O presidente da Federação Catarinense de Municípios – FECAM e prefeito de Chapecó, José Caramori, representou os municípios catarinenses na solenidade de abertura do evento que ocorreu na manhã de terça-feira (28). O presidente falou sobre a desproporção na distribuição do bolo tributário no país e as preocupações que enfrentam os gestores municipais no atendimento das demandas mais destacadas das políticas públicas: saúde e educação. “A saúde e educação são prioridades absolutas e isso tira o sono de todos nós prefeitos e acredito que de vocês dirigentes também. Os municípios têm problemas gravíssimos em relação a recursos e investimentos para a área da educação que é junto com a saúde as áreas de mais destaque nas demandas públicas. A menor fatia do bolo tributário fica com o município”, explica.
O presidente da FECAM ressaltou a preocupação da Federação em relação as dificuldades enfrentadas frente ao esforço dos municípios em oferecer uma educação de qualidade. Caramori colocou ainda a estrutura técnica da FECAM à disposição para que os esforços sejam somados à Undime na busca de soluções dos problemas.
Fórum Ordinário da União dos Dirigentes Municipais de Educação
O evento tem como tema norteador “Concepções e Conexões Educacionais”, e debate assuntos como: a Base Comum Nacional; Evoluções Tecnológicas Educacionais; Educação Continuada; Educação Infantil; Planos de Educação (Nacional, Estadual e Municipal); Financiamento da Educação; Lei de obrigatoriedade de Ensino dos 4 aos 17 anos; Transporte Escolar; Hora Atividade; dentre outros, serão abordados e discutidos em conjunto com os participantes.