ALERTA – Como Crescer durante a Crise, este foi o tema da reunião com os associados da Associação Empresarial de Mafra, na última segunda-feira (30/03). Na ocasião, aconteceu um amplo debate em relação a atual situação econômica enfrentada pelos empresários e como sobreviver e prosperar neste cenário. Foi uma ação pioneira e de extrema importância para mostrar o que é possível fazer nesta situação, apresentar onde estão os gargalos e como direcionar ou redirecionar os rumos das empresas.
O debate iniciou com o Presidente da ACIM José Nelson Notari explanando sobre os desafios que o empresário mafrense irá enfrentar nos próximos anos e as medidas que devem ser tomadas como: Privilegiar ativos rentáveis e eliminar ativos que geram prejuízos como por exemplo os pontos comerciais que não geram lucro e investimentos sem retorno; Manter sua estrutura de custos o mais enxuta possível, pense com a razão e não com o coração; Foque no caixa: segure os investimentos, trabalhe o contas a receber, foque em negociar os prazos maiores, acompanhe diariamente o capital de giro; Busque maior produtividade em todas as áreas: maior giro de estoques, elimine as perdas e improdutividades, busque maior eficiência do corpo de vendas, atue firme no controle diário de cada venda potencial, use inteligentemente sua base de dados para trazer clientes, é hora de buscar e não esperar o cliente; Baixe o endividamento da empresa, os juros vão destruir seu resultado; Não conviva com a mediocridade, quem não produz ou não entrega resultado não pode continuar; Preserve e prestigie os bons valores, retenha talentos; Muitas empresas estão passando ao largo da crise, aproveite o seu momento, venda para estas; Não aceite o prejuízo, acabe com ele.
Contou ainda com a participação dos empresários João Celso Cardoso (Restaurante Vó Ana) que frizou sobre como cuidar do processo de compras para auxiliar na economia; Ewerton J. Peixoto Jr. (Moinho Catarinense) falou da importância do planejamento para entender sua empresa e projetar seu crescimento em qualquer cenário; Alexandre Miguel (MIG Supermercados) falou sobre a oportunidade que o cenário traz para o empresário rever o processo administrativo como um todo desde as compras, os investimentos e também estar atento a mudança dos clientes para redirecionar a oferta e manter as vendas e o crescimento; Elaine A. F. da Silveira (Elaine Construção e Acabamentos) falou sobre inovar para crescer, redirecionar conceitos agregando valor e criando novas formas para ofertar e chegar mais rápido e efetivo aos clientes; Giovani Donato Karas (Caixa Econômica Federal) falou sobre a preocupação com o endividamento da população que pode afetar diretamente as empresas e como evitar ser atingido por isto; Alexandre Hable (Visual Criativa) enfoca que outras crises já aconteceram e isso fez com que sua empresa se adaptasse enxugando os custos e atendendo novos mercados e neste momento está tendo o maior histórico de crescimento de seu empreendimento.
Quem esteve presente no evento pode ouvir e refletir sobre situações e ações reais que podem auxiliar no desenvolvimento de seus negócios.
Para a empresária Elaine que participou do evento dando o seu depoimento, diz que “esta foi uma ação de suma importância da ACIM, pois auxilia o empresário a ter uma visão mais clara do mercado. Todos falam de crise, mas cada um consegue visualizar somente o seu segmento com maior propriedade, e esta troca de informações para ter uma visão geral nos dá a real noção da situação. Vejo que há um alerta geral sim, porém a visão é positiva”.
O empresário Marcos Schlossmacher (O Boticário de Mafra), que esteve presente no evento diz que “Sobreviver a crise, mais do que nunca, é preciso. Neste encontro recebemos diversas dicas de brilhantes empresários de nossas cidades, foram dicas valiosas por serem práticas e realistas. Saí do evento me sintindo mais preparado e motivado para encarar os próximos acontecimentos de frente. Agradeço a ACIM pela oportunidade”.
Daisy Wisovaty