Agricultores de Irineópolis estão sendo beneficiados pelo programa Porteira Adentro

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

O município de Irineópolis está com inscrições abertas para a segunda etapa do Programa Porteira Adentro, que beneficia agricultores inscritos na Receita Estadual como produtores rurais no município. Os serviços disponibilizados este ano para melhorias nas propriedades rurais são de escavadeira, retroescavadeira, trator esteira e transporte. De acordo com o prefeito, Juliano Pozzi Pereira, nesse momento não haverá serviços de motoniveladora, pela pouca procura em 2014 e nem de pedras britas e pedregulho.

     Na primeira etapa os agricultores beneficiados foram da região de São José do Timbozinho, moradores das localidades de Barra do Tamanduá, Santo Antonio I, Santo Antonio II, Rio Vermelho, São Sebastião do Tokarski, Campina dos Pintos, São Roque, Pé da Serra, Serra da Boa Vista, Rio Branco, Pedra Branca, Colônia Francônia, Bom Sossego I e II e São José do Timbozinho.

 

Mudanças

De acordo com o prefeito, no ano passado as inscrições eram abertas para todo o município, mas o sistema gerava transtornos de deslocamento para a empresa cadastrada para realizar os serviços. Por isso, neste ano o programa está tendo algumas alterações, entre elas o atendimento regionalizado. Segundo ele, esta medida já estava prevista na Lei que criou o programa. “O Conselho de Desenvolvimento Rural iria definir as regiões em que o programa trabalharia, mas como o conselho não definiu, tomamos essa atribuição para o executivo e definimos que dividiríamos o município em três regiões. A  região de São José do Timbozinho, a região de São Pascoal e de Poço Preto. As inscrições iniciaram no final de fevereiro para a região de São José do Timbozinho e agora estão abertas para região de Poço Preto, que compreende as localidades de Poço Preto, Serrinha, Serra Grande, Colônia Escada, Vila Nova do Timbós, Campo do Meio, Campina Grande, Colônia Nova e Colônia Velha com encerramento previsto para o dia 20 de abril.

 

Benefício

Em 2014 o programa atendeu 298 agricultores. Para receber o benefício o agricultor deve ter inscrição na Receita Estadual como produtor rural no município de Irineópolis e a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP). O incentivo financeiro do município na contratação de serviços neste ano é de no máximo 50% do valor contratado, limitado a quantia de R$ 505.

 

Assessoria de Imprensa

Prefeitura de Irineópolis – SC

Jornalista Ellen Colombo –MTb 0004252 SC