Na sexta-feira, 20, é o prazo final para que as famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família realizem a revisão cadastral de 2014, sob pena de terem o benefício cancelado a partir de abril. Em Canoinhas os beneficiários devem comparecer na secretaria de Assistência Social para realizarem a revisão com a equipe responsável pelo Cadastro Único (CadÚnico), que está preparada e capacitada para atender a demanda do município.
As famílias que não fizeram a revisão cadastral até 16 de janeiro deste ano já estão com o benefício bloqueado desde o mês passado e, se não fizerem a revisão até dia 20 de março, terão o benefício cancelado a partir do pagamento do mês de abril. A estimativa do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) é de que aproximadamente 300 mil famílias ainda precisem atualizar o cadastro.
Conforme o MDS quando o benefício é bloqueado, a família não recebe o dinheiro, mas ainda está vinculada ao programa, mas quando é cancelado, a família é automaticamente desligada do programa. Ainda assim, em um prazo de até seis meses contados a partir do desligamento, a família pode procurar o setor responsável pelo programa na sua cidade, fazer a atualização cadastral e solicitar a reversão desse cancelamento, e caso continue a ter perfil para o atendimento do programa, ela poderá receber novamente o benefício.
Lista de Documentos para a Revisão do Cadastro do Bolsa Família
- RG;
- CPF;
- Título de Eleitor;
- Certidão de Nascimento ou Casamento;
- Certidão de Óbito (se houver falecimento de alguma pessoa que esteja no cadastro);
- Talão de Luz do mês;
- Carteira de Trabalho (mesmo que não esteja assinada);
- Folha de pagamento ou recibo de um dia de trabalho;
- Se a casa for alugada, trazer Contrato de Locação ou recibo de aluguel;
- Para quem adquiriu sua casa através da Prefeitura ou CEF, trazer contrato;
- Se receber Benefício do INSS, trazer Extrato detalhada do valor;
- Se receber Seguro Desemprego, trazer Extrato das parcelas;
- Se receber Pensão Alimentícia, trazer Comprovante de Pagamento;
- Comprovante de escolaridade dos filhos;
- Número de telefone para contato.
Família de Agricultores também deve levar:
- Bloco de Produtor e Contra-Notas de Venda (últimos 12 meses)
- Comprovante de Gastos da Atividade Agrícola (últimos 12 meses)
- Relatório Analítico (retirado no setor de Bloco)
Os documentos solicitados devem ser originais e atuais, sendo de todos os moradores da casa.
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Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Canoinhas / Santa Catarina