A Associação dos Municípios do Planalto Norte Catarinense – AMPLANORTEestá cumprindo Agenda Federativa em Brasília. Diversos Ministérios esta sendo visitados para buscar o desenvolvimento regional. Nesta terça-feira (03) o Secretário Executivo da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Gerson Ben recebeu a comitiva de gestores e ouviu o pleito abertamente. O prefeito de Bela Vista do Toldo e presidente da AMPLANORTE abriu a reunião e explanou os problemas que vêm sendo enfrentados devido ao histórico dos municípios e lembrou as tratativas que vêm sendo feitas entre a Secretaria e a AMPLANORTE.
Os prefeitos pretendem reverter a situação da região que ficou marcada pela Guerra do Contestado, luta travada pelos camponeses contra a implantação da Ferrovia São Paulo – Rio Grande entre os anos de 1912 e 1916. A marca resultante daquele período é a economia baseada no extrativismo da madeira, principal motivo para explicar o fato de a região se encontrar entre as de menor IDH do país.
A Secretaria já vem desenvolvendo um trabalho junto à AMPLANORTE, com a realização de Seminários para levantar os eixos prioritários para o desenvolvimento regional. Estes projetos prioritários agora estão previstos no Plano de Desenvolvimento Regional, que é composto por quatro eixos temáticos: Desenvolvimento Econômico (novas empresas e cadeia produtiva); Infraestrutura (duplicação da BR 116 e obras na 280); Educação (Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS) e Serviço Público (Consórcios de Saúde e Infraestrutura e qualificação das administrações municipais).
O Secretário Executivo da AMPLANORTE, Helio Daniel Costa acredita que “a definição destes eixos norteia os municípios para que possam falar a mesma língua na hora de promover o desenvolvimento de toda a região, pois os mesmos foram amplamente discutidos e avaliados pelos segmentos representativos da sociedade, do poder público e da sociedade civil organizada. A correção do desequilíbrio que impera nesta região deve ser urgente e de forma bem planejada, como está ocorrendo nesta união entre Secretaria e Associação”.
Para colocar em prática a execução dos projetos, a AMPLANORTE solicitou apoio para empenho de R$ 20.000.000,00 da Emenda Coletiva da Bancada Catarinense ao Orçamento Geral da União de 2015 para o fortalecimento da cadeia produtiva do leite em favor do Consórcio de Desenvolvimento do Planalto Norte – CODEPLAN. O apoio ainda se estende ao pedido de inclusão no PAC 3 de obras de requalificação da Rodovia 280 no trecho de Jaraguá do Sul até Porto União; instalação de um Campus da Universidade Federal da Fronteira Sul no Município de Três Barras; apoio para a criação do PRONATEC SERVIÇO PÚBLICO para possibilitar a qualificação e capacitação dos servidores públicos municipais.
Participaram da reunião Gilberto Damaso da Silveira, presidente AMPLANORTE e prefeito de Bela Vista do Toldo; Aldomir Roskamp, prefeito de Monte Castelo; Dario Schicovski, prefeito de Papanduva; Luiz Alberto Rincoski Faria, prefeito de Canoinhas; Juliano Pozzi Pereira, prefeito de Irineópolis; Roberto Agenor Scholze, prefeito de Mafra; Eloi José Quege, prefeito de Três Barras; Anízio de Souza, prefeito de Porto União e o vice Aloisio Savatti e Helio Daniel Costa, Secretário Executivo da AMPLANORTE, além de Sisi Blind, presidente da AMURC e prefeita de São Cristovão do Sul.
Adriana Bonin
Jornalista MTB 2644 SC
Assessora de Comunicação AMPLANORTE