A Educação de Mafra inicia neste ano a participação em mais um projeto do Governo Federal. Trata-se do “Educando com a horta escolar e a gastronomia” que tem por objetivo a formação de agentes do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) com vistas à promoção de hábitos alimentares saudáveis no meio escolar. Visa ainda resgatar as tradições culturais alimentares e a sociobiodiversidade de cada região brasileira.
A meta é atingir todas as escolas da rede municipal de ensino que ainda não trabalham com horta escolar. Deverá integrar toda a comunidade escolar através de estímulos e práticas pedagógicas, nas áreas da educação, nutrição, horta e gastronomia.
O Prefeito Roberto Scholze, como grande incentivador das hortas caseiras e escolares, destacou a importância do programa, que atingirá as crianças mafrenses, desenvolvendo nelas desde a infância, hábitos saudáveis em termos de alimentação.
O programa iniciará com a capacitação de profissionais da educação como: Nutricionista, Técnico Agrícola, Técnico Pedagógico, representante do Conselho de Alimentação Escolar e Diretora de Alimentação. A aplicação efetiva nas escolas começará somente no próximo semestre.
Para o Secretário de Educação, Juliano Munhoz esse é apenas um dos vários novos projetos que deverão ser desenvolvidos para que a educação de Mafra possa caminhar par e passo às melhores escolas brasileiras. “Pensamos sempre em proporcionar qualidade e inovação aos cerca de 5.500 alunos das unidades da educação municipal”, afirmou.
Priscila Fernandes – Assessora Especial de Comunicação
Joyce Silva e Fátima Strapasson – Jornalistas
Assessoria Especial de Comunicação
Prefeitura de Mafra (SC)