No início do mês de fevereiro aconteceu na cidade de Curitiba a posse da nova diretoria da Associação dos Municípios Produtores de Tabaco (Amprotabaco). No ato, o prefeito de São João de Triunfo (PR), Marcelo Hauagge Distéfano, assumiu a presidência da entidade, tendo como vices, Roger Eduardo Selski, de Ipiranga (PR); Dalvi Soares de Freitas, de Dom Feliciano (RS) e ainda o prefeito de Canoinhas, Beto Faria. A nova diretoria permanecerá à frente da Amprotabaco pelo período de um ano.
Nos três estados do Sul, a entidade teve o apoio efetivo do Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco) e da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra). “A Amprotabaco representou uma defesa muito forte ao setor produtivo, principalmente ao garantir que nossasreivindicações fossem levadas até a Rússia”, destacou o presidente do SindiTabaco, Iro Schünke, ao afirmar que o sindicato continuará apoiando as ações.
Novamente empossado como vice-presidente da entidade, o prefeito de Canoinhas, Beto Faria, defendeu uma atuação mais ousada da entidade. “Os prefeitos precisam pressionar o governo federal e garantir que medidas não venham prejudicar a produção em nossos municípios”, comentou. O município de Canoinhas é destaque em Santa Cataria e no Brasil, em razão do volume de tabaco produzido, inúmeras famílias do município tiram o sustento da produção.
Idealizador da Amprotabaco, o prefeito de Santa Cruz do Sul (RS), Telmo Kirst, permaneceu à frente da entidade durante o ano de 2014, sendo o primeiro presidente da associação. Ao propor sua criação, pensou em uma entidade forte, com o propósito de ser porta-voz dos municípios em defesa da produção de tabaco.
Atualmente, a Amprotabaco defende a continuidade da produção em 651 municípios do Sul do país. Durante a cerimônia, o prefeito de São João de Triunfo (PR) e agora presidente da associação, Marcelo Hauagge Distéfano, garantiu que dará continuidade ao trabalho iniciado por Telmo Kirst. “O prefeito Telmo deu início a um movimento que beneficia mais de 1 milhão de pessoas do campo e da cidade. Assumo esse compromisso com a mesma convicção e garanto que o trabalho vai continuar firme e forte”, encerrou.
Prestigiaram a posse festiva, o deputado estadual de Santa Catarina, Antônio Aguiar, o deputado estadual do Paraná, Anibelli Neto, representantes das indústrias fumageiras e federações que defendem a cadeia produtiva do tabaco. Após o evento, a nova diretoria reuniu-se para definir alterações administrativas e estratégias para atrair novos associados. Um novo encontro deve ser agendado para o mês de março deste ano.
— Assessoria de Comunicação Prefeitura de Canoinhas / Santa Catarina