Para orientar crianças e adolescentes sobre comportamentos seguros nas ruas, os agentes de trânsito de Canoinhas iniciaram ciclo de palestras nas escolas da rede municipal de ensino. As primeiras ações com os alunos aconteceram na tarde de segunda-feira, 09, na escola Severo de Andrade e na manhã de terça-feira,10, na escola José Grosskopf.
Uso do cinto de segurança, conduta de pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas foram alguns dos temas abordados, mostrando aos estudantes que respeito, gentileza e educação são valores que promovem um trânsito seguro. “Para tornar um transito seguro, deve haver quatro elementos: respeito, ética, moral e cidadania”, comenta o agente de trânsito, Handerson Luiz Melo.
As palestras são ministradas para turmas do sexto ao nono ano, que estão recebendo esclarecimentos sobre a maneira da atuação dos agentes de trânsito no município e também orientações diversas. O agente de trânsito Anderson Rodrigo Martins Voigt, conta que nesses dois dias de ações nas escolas, a recepção foi muito boa e os alunos mostraram bastante interesse no assunto. “Os alunos prestaram bastante atenção, fizeram perguntas e nos recepcionaram muito bem”, comenta Anderson.
Os quatro Agentes de Trânsito que atuam em Canoinhas participaram do início de dezembro ao final de janeiro do Curso de Formação e Capacitação, realizado em convênio da Prefeitura de Canoinhas com a Polícia Militar, por meio do 3º BPM. Ao todo os agentes de trânsito tiveram 240 horas/aula de curso, divididas em 170 horas de aulas teóricas e práticas, 45 horas de estágio supervisionado e 25 horas de Coordenação, Orientação e Supervisão Técnica e Pedagógica.
--
Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Canoinhas / Santa Catarina