Em festa Irineópolis recebeu a visita do ilustre Cônsul Polonês, Marek Makowski que esteve no município na quarta-feira, 03. O diplomata veio ao município para conhecer a estrutura da rede de ensino e reafirmar o interesse da Polônia pelo intercâmbio cultural que acontece com por meio do Núcleo Escolar Presidente Adolfo Konder, da localidade de São Pascoal.
Na manhã de quarta-feira, 03, um contrato de parceria foi firmado entre Irineópolis e uma escola da Polônia. Por meio de uma videoconferência via Skype na Secretaria de Educação, aconteceu o primeiro contato oficial com a escola da Polônia. Na oportunidade a Secretária Lilian Eliane Batschauer Ferreira assinou o contrato de parceria entre a Escola de São Pascoal e a Escola da Polônia.
Atualmente a escola de São Pascoal é referência no resgate da cultura polonesa, sendo uma das únicas escolas do país que possui intercâmbio direto com a Polônia. De acordo com a professora Ludmila Pawlowski, que recentemente foi contratada para ministrar aulas de Língua Polonesa duas vezes por mês no Núcleo Escolar Presidente Adolfo Konder, os alunos que hoje fazem aulas de polonês terão a oportunidade de continuar os estudos e se formar na Polônia.
Após a videoconferência, o Diplomata seguiu para São Pascoal onde ministrou palestras para os alunos abordando as oportunidades para os alunos que hoje fazem aulas de Língua Polonesa.
Um almoço foi servido na Estância Hidromineral Águas de Valões com convidados e autoridades locais e regionais, como o historiador Fernando Tokarski e o senhor Roberto Domit, proprietário do Museu Casarão Domit. Após o almoço, Makowski ministrou uma palestra para professores e autoridades e seguiu para uma visitação ao Museu Casarão Domit, onde pode conhecer parte da história política da região.
Resgate
A visita do Cônsul foi festejada por todo o Núcleo Escolar Adolfo Konder, pois além de valorizar o projeto desenvolvido há quatro anos, o Diplomata também trouxe material pedagógico para auxiliar nas aulas e colocou o Consulado da Polônia à disposição para ajudar no que for necessário. “Acho muito importante o trabalho desenvolvido neste município em prol do resgate da cultura dos povos que o fundaram. Como Cônsul da Polônia fico muito feliz de que este resgate também abraça a cultura dos descendentes de poloneses, fico feliz pois em uma das escolas do município a língua polonesa, a cultura e a história da Polônia estão sendo ensinadas”, destacou Makowski. Para ele o município caminha em um rumo muito bom. “Parabéns a todos os moradores de Irineópolis por viverem em um lugar onde este trabalho é feito de uma maneira tão extraordinária. A impressão que fica sobre o município é a melhor possível.”
Divulgação
Ainda na tarde de quarta-feira, 03, um site de notícias da Polônia divulgou intercâmbio com Núcleo Escolar Adolfo Konder. A notícia abordou a vídeoconferência via Skype que aconteceu na Secretaria de Educação, na qual a Secretária Lilian Eliane Batschauer Ferreira assinou o contrato de parceria entre a Escola de São Pascoal e a Escola da Polônia. Durante a videoconferência, o prefeito Juliano Pozzi Pereira, alunos, diretora e professores tiveram a oportunidade de conversar com os diretores da escola e alunos em tradução simultânea pela professora de Língua Polonesa, Ludmila Pawlowski. A matéria também abordou o projeto de resgate da cultura polonesa que acontece há quatro anos no Núcleo Escolar Adolfo Konder.
Assessoria de Imprensa
Prefeitura de Irineópolis – SC
Jornalista Ellen Colombo –MTb 0004252 SC