As alunas da Escola Balduíno Cardoso, de Porto União, realizaram na manhã de terça-feira, 02, uma explanação das experiências que viveram como integrantes do Programa Parlamento Jovem, da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc). A atividade reuniu cinco jovens, que estiveram uma semana em Florianópolis participando de atividades programadas pela escola da Assembleia, voltada a realidade do dia a dia de um deputado estadual.
Na explanação, realizada na própria escola, as jovens apresentaram aos colegas e demais professores as situações vivenciadas como deputadas. Tabita dos Santos, Francielly Peixoto, Karine Luiza da Rosa, Monick Maciel e Karine Reisdorfer, foram as representantes do Planalto Norte no encontro, que contou com a participação de mais 35 jovens de todo o Estado.
Como requisito para fazer parte do Programa as alunas preparam temas, que foram propostos durante uma sessão ordinária da câmara na Plenária da Alesc. Tabita apresentou a proposição, instituindo o dia 22 de março como o Dia Estadual do Rio Iguaçu, alertando para a necessidade de preservar o manancial. Karine Luiza da Rosa apresentou a importância da criação de políticas públicas de preservação do Memorial do Contestado. Karine Reisdorfer indicou uma moção para o Governo do Paraná e indicação para Santa Catarina um estudo sobre a bacia hidrográfica do Rio Iguaçu para melhorar a situação das cheias. A aluna Monick Maciel apresentou uma moção para sugerir a reativação das ferrovias no Planalto Norte, com intuito de investir mais na região e reduzir o movimento nas rodovias. Já o projeto de Francielly que defendia a implantação de um profissional da psicologia nas escolas estaduais, já havia sido escrito por outras três escolas e acabou permanecendo em pauta a que tinha inscrito antes.
Todos os projetos foram aprovados pelos demais deputados jovens.
Para elas a experiência de ter participado de um projeto tão audacioso evidenciou a responsabilidade que o poder legislativo tem junto a sociedade. O trabalho que o deputado estadual exerce foi conhecido de uma maneira muito peculiar, já que a realidade do dia a dia não é somente feito de festividades, mas de reuniões, discussões e análises de tudo o que é pauta na Assembleia.
O trabalho contou com apoio de muitos parceiros entre eles a Prefeitura de Porto União. Da Escola a coordenação geral e acompanhamento das alunas em Florianópolis foram realizados pelos professores Jucelia Gotardo e Reginaldo Marques.
Camila Godoi (42) 8402 6464
Juliano Crespo (42) 9977 1529
Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Porto União – SC