O aniversário de 54 anos de instalação do 3º Batalhão de Polícia Militar de Canoinhas foi marcado por solenidade de formatura e homenagens realizadas na tarde de sexta-feira, 28.
Autoridades civis e militares, representantes do poder judiciário, além de familiares dos homenageados, acompanharam o cerimonial.
Policiais militares tiveram suas atuações reconhecidas publicamente e receberam do comando da corporação o brasão de mérito pessoal. Pessoas que, através de gestos e ações contribuem com o batalhão, também foram homenageadas com a comenda de “Amigo do 3º BPM”. A solenidade também marcou a despedida dos agentes temporários e dos policiais militares que entraram para a reserva remunerada.
Secretário regional Ricardo Pereira Martin esteve presente no ato, representando o governador João Raimundo Colombo. “Esta é uma importante corporação para o Estado. Temos a nossa Polícia Militar que é um exemplo de trabalho eficiente, dando mais segurança e conforto às pessoas de bem. Parabenizo ao Batalhão e a todos, que hoje, publicamente estão sendo reconhecidos pelo trabalho exemplar dentro da corporação”, frisou.
Ato de promoção graduou ao posto de capitão o 1º tenente Ricardo de Jesus Machado. Outros quatro sargentos foram graduados aos postos de 1º e 2º sargentos.
Cabo Wanderson Marcos Ferreira e o soldado Tito Lívio de Moraes Transfeld, da Polícia Militar do Estado do Paraná, receberam menções honrosas da corporação. Os militares haviam atuado em conjunto com os integrantes da agência de inteligência do 3º BPM no sentido de levantar informações sobre possíveis suspeitos com o tráfico de entorpecentes.
O trabalho culminou com a apreensão de 1.047 quilos de maconha, 170 gramas de pasta de cocaína e a prisão de três traficantes em maio de 2013.
Durante o evento, prefeito Beto Faria (PMDB) fez a entrega de oficial de materiais, equipamentos e viaturas adquiridas através de convênios de trânsito entre o município de Canoinhas e o Estado de Santa Catarina e do Fundo da Polícia Militar (Funpom). Os valores investidos chegam a R$ 180 mil.
Só em 2014, o 3º BPM fez a aquisição de automóvel Fiat Pálio (será utilizado nas atividades de base comunitária e Conseg da Região Norte de Canoinhas); uma camionete Toyota Hilux (será usada no patrulhamento urbano e rural); duas motocicletas marca Honda com 180 cilindradas; cinco computadores; três aparelhos de TV (utilizados para o monitoramento de frota e consulta aos sistemas informatizados); quatro jaquetas, capas de chuva e botas para os policiais que usam as motocicletas; uma caixa de som; materiais de escritório; um notebook; cinco câmeras fotográficas para as viaturas; dez fones de ouvidos para rádio; uma capota de fibra para a viatura do Pelotão de Patrulhamento Tático (PPT) e dez lanternas plásticas.
3º sargento Paulo César Padilha foi cumprimentado pelo comando do 3º BPM e pelo subcomando geral da Polícia Militar, pelo recebimento da medalha de mérito funcional Alice Guilhon Gonzaga Petrelli, criada em 1999 para homenagear servidores que se destacam pela atuação no funcionalismo público.
Pronunciamentos
Comandante do 3º BPM, tenente coronel Mário Renato Erzinger agradeceu o poder legislativo canoinhense por dar celeridade e aprovar de forma unânime todos os projetos de lei que têm por finalidade, a aquisição de materiais, equipamentos e viaturas ao batalhão. “Em especial ao vereador Renato Pike, que tem servido de interlocutor entre esta corporação e os demais órgãos de governo”, acrescentou.
Recentemente, o batalhão fez a aquisição de uma camionete Volkswagen Amarok por meio de recursos destinados pela prefeitura e que são provenientes de sobras da Câmara no exercício anterior; recebeu uma academia de ginástica ao ar livre, solicitada pelo poder legislativo junto à secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte e ainda a viabilização de R$ 20 mil junto ao poder executivo, valor esse autorizado pelos vereadores para a compra de dois fuzis 556, armas de grande poder de fogo.
Subcomandante geral da PM, coronel Paulo Henrique Hemm fez menção aos praças que ora se despediam do serviço militar e entravam para a reserva remunerada. “Construíram uma instituição digna e merecedora de credibilidade pública”, enfatizou.
Ainda falou em “estrelas de brilho duvidoso” que de forma oculta vêm tentando desmilitarizar a instituição. “Não é enfraquecendo as leis e desmilitarizando que resolveremos a segurança de nosso país, mas valorizando, investindo e acreditando no potencial dos nossos policiais militares”, refletiu.
Homenagens:
Brasão de mérito pessoal 1ª categoria
– Cabo Gilberto Antonio Elias de Oliveira (sede do 3º BPM)
Brasão de mérito pessoal 2ª categoria
– 3º sargento Joselito Abraão Tomczyk (CMT do Grupo de Major Vieira)
– Soldado Rosilene Maria Soupinski Fagundes de Munhoz (sede do 3º BPM)
– Cabo Carlos Luciano Dolla (6ª Companhia de Polícia Militar Ambiental)
Brasão de mérito pessoal 3ª categoria
– Cabo Celso Rodrigues de Souza (Grupo PM de Três Barras)
– Soldado Jakson Neves (Grupo PM de Três Barras)
– Soldado Ronaldo Ribeiro Borges (sede do 3º BPM)
– Soldado Éder Skibinski Ferreira (1ª Companhia de Porto União)
– Soldado David Willian Mibach (16º Grupo PM Rodoviária)
– Soldado Alisson Sérgio Walter (6ª Companhia de Polícia Militar Ambiental)
Ato de promoção/ graduação 1º e 2º sargento
– 2º sargento Gilberto dos Anjos
– 2º sargento Francis Mara Schiessl
– 2º sargento Jonas Valdir Zucco
– 3º sargento Luiz Alberto Rosa
Ato de promoção/ graduação posto de capitão
– 1º tenente Ricardo de Jesus Machado
Comenda de Amigo do 3º BPM
– Coronel Paulo Henrique Hemm, subcomandante geral do Polícia Militar de SC
– Luiz Alberto Rincoski Faria (Beto Faria), prefeito de Canoinhas
– Elói José Quege, prefeito de Três Barras
– Aloísio Francisco Salvatti, vice-prefeito de Porto União
– Wagner Valdivino Meirelles, delegado regional da Polícia Civil da Comarca de Canoinhas
– Eduardo Bisswurn, empresário canoinhense
Menções honrosas a policiais militares do PR
– Cabo Wanderson Marcos Ferreira
– Soldado Tito Lívio de Moraes Transfeld
Agentes temporários (despedida após dois anos de serviços, conforme contrato)
– Magno Lopes de Medeiros
– Leandro do Prado
– Lucas Alves de Almeida
– Alisson Marcos Iarrocheski Ribas
– Giseli Latichuki
– Cassiane Beira
– Késsia Juliana dos Santos
– Ana Lúcia Brozoski
Despedida de Policiais Militares/ Reserva remunerada
– 3º sargento Valdir Marques dos Anjos
– 3º sargento Antonio Alves dos Santos
– 3º sargento Silvio Agostinho Prestes
– 3º sargento Paulo Eduardo Pires
– 3º sargento Edson Luiz Waldmann
– 3º sargento Saul Griten
– 3º sargento José Laércio Santana Colaço Pinto
– 3º sargento Sérgio Gogola
– 3º sargento Moisés Daniel Pereira
Sérgio Teixeira da Silva – Assessoria de Comunicação SDR Canoinhas