Programa Hiperdia orienta e acompanha hipertensos e diabéticos em Canoinhas

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

Nesta sexta-feira, 14 de novembro, vários locais ao redor do mundo estão em azul, em campanhas de divulgação sobre o Dia Mundial do Diabetes, a data foi instituída pela Federação Internacional de Diabetes (IDF) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 1991. Em Canoinhas, no planalto norte de Santa Catarina, a prefeitura, por meio da secretaria de Saúde, implementou no município o Hiperdia, que é um sistema de cadastramento e acompanhamento de hipertensos e diabéticos.

A Diabetes é uma doença crônica, silenciosa, e que o seu cuidado se torna um grande desafio, conforme dados da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) a cada sete segundos uma pessoa morre em razão da doença. No Brasil já são mais de 133 milhões de pessoas com idade entre 20 e 79 anos, que enfrentam o diabetes. O programa Hiperdia, implementado pelo município de Canoinhas, visa justamente gerar informações aos pacientes, monitorando e controlando a diabetes e a hipertensão com medicamentos, alimentação e outras formas e combater e/ou diminuir os problemas ocasionados.

O cuidado específico ao Hipertenso e ao Diabético em Canoinhas, iniciou em 1993, propiciando informações e monitoramento pressórico e glicêmico; orientação ao uso de medicamentos, a dispensação e distribuição de medicamentos de forma regular e sistemática a todos os usuários cadastrados; educação continuada no cuidado e prevenção das complicações do Diabetes e na Hipertensão. A secretária de Saúde de Canoinhas, Telma Bley, lembrou que o Hiperdia é muito bem desenvolvido no município, e que por meio do programa muitas pessoas diariamente são tratadas de Diabetes ou Hipertensão. “Temos como lema de governo cuidar das pessoas, e os programas desenvolvidos pela secretaria de Saúde seguem ao pé da letra nosso lema, pois nosso objetivo, diante da saúde pública, é a prevenção de doenças, a recuperação e a promoção da saúde”, disse Telma.  

Atualmente no programa há uma equipe multiprofissional composta por enfermeiras, técnica de enfermagem, clínico geral, nutricionista e psicóloga. Em março de 2011 houve uma expansão relacionada a atenção farmacêutica e a distribuição gratuita dos mais de 15 medicamentos para hipertensão e diabetes (anti-hipertensivos, insulinas, hipoglicemiante, estatina, entre outros). O atendimento do programa Hiperdia é na Policlínica Municipal, localizada na Avenida dos Expedicionários, nº 1100, no Campo d’Água Verde, junto a Policlínica Municipal, de segunda-feira  à sexta-feira, das 7h às 18h.

O tratamento da diabetes em Canoinhas ganhará um novo reforço quando da finalização da reforma e ampliação de um imóvel no centro do município, onde será a nova sede da Associação de Diabéticos de Canoinhas (Adic), chamada de Casa dos Diabéticos. Em 2012, o governo do estado havia liderado R$ 300 mil para a aquisição de um imóvel destinado a associação, o que se concretizou. Todavia era necessário no local uma grande reforma e uma ampliação, já pensando no atendimento regional da Adic, e assim uma parceria da prefeitura de Canoinhas e do governo do estado resultou em mais de R$ 186 mil, para as adequações necessárias na Casa dos Diabéticos.

O prefeito de Canoinhas Beto Faria lembrou que o trabalho realizado pela Adic é muito importante para o município, comentou ainda que a obra era um sonho, e agora é praticamente uma realidade. “Para quem sofre com o diabetes, três pontos são importantes: uma dieta correta, fazer exercícios físicos e os medicamentos. Nesse novo espaço há como realizar essas três atividades, e pensar no bem-estar da família e de quem enfrenta essa doença”, disse Faria.

 

Assessoria de Comunicação

Prefeitura de Canoinhas / Santa Catarina