O hábito da leitura é sempre incentivado em Canoinhas e mais uma vez o município promoveu a premiação dos leitores que foram destaque em 2013. O evento aconteceu na tarde desta quinta-feira, 05, na Câmara de Vereadores de Canoinhas e contou com a participação de autoridades, alunos, equipes das escolas, professores e pessoas da comunidade.
O evento iniciou com contação de história, feita pela monitora de biblioteca da escola Guilhermina Veiga Ferreira, Fabiana Freitas, que deixou as crianças admiradas com a história da menina bonita do laço de fita. A aluna do grupo escolar "Menino Jesus", Diovana Larissa Ballão, também fez sua participação no evento, declamando a poesia "Abençoado seja".
Ressaltando a importância dos bons exemplos na vida das pessoas, o prefeito Beto Faria, parabenizou os professores e familiares dos alunos, que sempre incentivam o hábito da leitura. Citando parte da quinta estrofe do Hino de Canoinhas, "Campo, escola, indústria e oficina forjam vida e labor sem cessar…", o prefeito falou do desenvolvimento de Canoinhas e da participação de cada um na construção de um município melhor. Faria também elogiou os alunos. "Vocês estão de parabéns pelo desempenho neste ano, e agora são exemplos para os colegas, que irão se espelhar na boa conduta de cada um", disse o prefeito.
O secretário municipal de Educação, Hamilton Wendt, falou do poder da palavra e a construção do conhecimento, agradeceu sua equipe e parabenizou as escolas, pais e alunos pelas conquistas. "Toda a rede municipal leu, toda rede trabalhou muito", disse o secretário que também enfatizou as ações na área de educação no município e falou da importância da leitura para o desenvolvimento de cada um. "Cultura não se adquire em uma semana, é um processo cumulativo, um conjunto de saberes", comentou Wendt.
A premiação dos leitores destaques é uma das ações do projeto "Leia Canoinhas", criado pela Secretaria Municipal de Educação em 2005, e que tem como objetivo exercitar habilidades de leitura, buscando melhorar e desenvolver competências comunicativas nos alunos.
Também participaram do evento de premiação dos leitores destaques, o vice-prefeito de Canoinhas, Wilson Pereira; o vereador Gilmar Martins; a coordenadora de projetos da Secretaria Municipal de Educação, Dircélia dos Santos Lima e o jornalista canoinhense, autor do livro "Marcílio Dias nos corações – a história de um vilarejo", Fábio Rodrigues.
Leitores e professores destaque:
1º ANO
Aluna – Kailãine Niedzielski – 48 obras lidas
Escola Básica Municipal Evaldo Dranka
Professora: Rosane Wunsh Bai
2º ANO
Aluno – Felipe Vielewski – 142 obras lidas
Escola Básica Municipal Evaldo Dranka
Professora – Neuseli Aparecida Nogath Dobrichop
3º ANO
Aluna – Emili Ribeiro de Barros – 130 obras lidas
Grupo Escolar Municipal "Frei Fabiano Gadzinski"
Professora – Simone Ramos dos Santos Bueno de Oliveira
4º ANO
Aluna – Carolaine Ferreira dos Santos
Grupo Escolar Municipal Menino Jesus
Professora – Natália Herbst da Silva
5º ANO
Aluna – Mariane Ribeiro Gonçalves da Rocha – 155 obras lidas
Grupo Escolar Municipal Ney Pacheco de Miranda Lima
Professora – Lucimara Salomon Massaneiro
6º ANO
Aluna – Mariani Custódio Gaudêncio – 24 obras lidas, 2864 páginas
Escola Básica Municipal Severo de Andrade
Professora – Lilian Claire Kruger
7º ANO
Aluna – Gabrieli Bai Didek – 43 obras lidas, 2864 páginas
Escola Básica Municipal "Evaldo Dranka"
Professor – Samuel Antônio de Lima
8ª SÉRIE
Aluna – Emelim Taiane Goestmeier – 56 obras lidas,16714 páginas
Escola Básica Municipal – Maria Lovatel Pires
Professora – Janira Adriana Prust
Funcionários que se destacaram na leitura:
1º Lugar – Marinês Maiski Kashuk
2º Lugar – Márcia Salai
3º Lugar – Sandra Regina Cornelsen Ribas Pereira
Informou: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Canoinhas