You are currently viewing Diretoria da Amprotabaco toma posse em Canoinhas

Diretoria da Amprotabaco toma posse em Canoinhas

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

 

 

Criada em novembro deste ano com o propósito de articular e discutir ações relacionadas com o setor fumageiro, a Associação dos Municípios Produtores de Tabaco (Amprotabaco) empossou sexta-feira, 29, sua primeira diretoria. O evento de posse aconteceu em Canoinhas e contou com a presença de prefeitos e lideranças de municípios produtores da região Sul do Brasil.

O prefeito de Canoinhas, Beto Faria, assumiu o cargo de vice-presidente da Associação e, durante o ato de posse, destacou a representatividade do tabaco na economia do município e falou da importância da associação. "Temos que defender não só os municípios, mas também os produtores", disse Faria, que também sugeriu ao presidente da Amprotabaco e prefeito de Santa Cruz do Sul (RS), Telmo Kirst, a participação da associação na Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Tabaco, vinculada ao Ministério da Pecuária e Abastecimento (Mapa). Segundo Faria, a participação da Amprotabaco na câmara setorial é fundamental para que os municípios produtores tenham mais força e com isso consigam mais apoio do Governo Federal.

Já o presidente da associação, Telmo Kirst, destacou o número de famílias que tem no Tabaco sua fonte de renda. "Não é demais lembrar o quanto o tabaco representa para os nossos municípios. A safra de 2012 envolveu mais de 165 mil famílias. O fumicultor gerando empregos para mais de 414 mil pessoas da própria família, e mais de 241 mil empregos sazonais durante a colheita", expôs Kirst, que assim como o prefeito de Canoinhas, enfatizou necessidade dos municípios produtores receberem mais atenção. "A nossa intenção é exigir mais atenção de Brasília e dos Governos dos nossos estados na defesa da cadeia produtiva do tabaco. A nossa bandeira não é partidária, nem tem cores. A nossa bandeira representa a defesa da economia dos nossos municípios e do emprego da nossa gente no campo e na cidade", disse o presidente da Amprotabaco.

O Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco) e a Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) também estiveram representados no evento. De acordo com o presidente do SindiTabaco, Iro Schünke, exportação do tabaco tem relevância crucial para a balança comercial brasileira, especialmente do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, onde o tabaco representou, em 2012, 12,9% e 10,8% do total das exportações estaduais, respectivamente.

"Temos buscado um equilíbrio entre a importância social e econômica do setor e os aspectos relacionados à saúde. A associação certamente será muito importante para a busca deste equilíbrio", afirmou Schünke. Segundo dados da Afubra, atualmente 166.840 famílias produtoras vivem da renda gerada pelo tabaco nos três estados do Sul do Brasil. Na última safra, a receita dos produtores ultrapassou os R$ 5 bilhões.

A Amprotabaco não incentiva o consumo de cigarros, mas defende os produtores de fumo, que atuam com cautela e seguindo normas estabelecidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A associação deixa claro que enquanto houver demanda, haverá mercado para o tabaco e se não houver produção no Brasil, o país deixará de ser exportador e se tornará importador de tabaco, gerando emprego e renda em outros países. Durante a posse da  diretoria da Amprotabaco, Kirst também falou do combate ao contrabando. " Queremos mostrar aos governos que é preciso combater o contrabando de maneira mais eficaz, cujo produto não é plantado pelos nossos produtores, nem produzido pela industria brasileira e representa o cigarro podre que não tem inspeção da Anvisa", explicou o presidente da Amprotabaco, que também falou do percentual de cigarro contrabandeado disponível à venda no Brasil. " Esse contrabando é responsável por cerca de 35% do consumo de cigarro no país e invade cada vez mais as nossas fronteiras, enquanto a Anvisa mostrando inúmeras vezes desconhecimento persegue irracionalmente o setor", lamentou Kirst.

Além dos prefeitos de municípios que integram a Amprotabaco, o evento de posse também contou com a presença  do vice-prefeito de Canoinhas, Wilson Pereira, do deputado federal, Mauro Mariani, do deputado Estadual de Santa Catarina, Antônio Aguiar, do secretário de estado de Desenvolvimento Regional da 26ª SDR, Ricardo Pereira Martin, do presidente da Câmara de Vereadores de Canoinhas, Renato Pike e do vereador Wilmar Sudoski, além de secretários municipais da prefeitura de Canoinhas e de representantes de entidades que tem seu trabalho voltado aos  agricultores no município.

 

 

DIRETORIA EXECUTIVA DA AMPROTABACO

 

  • Presidente:Telmo Kirst (Santa Cruz do Sul/RS)
  • Vice-presidentes:Luiz Alberto Rincoski Faria (Canoinhas/SC), Gerson Cardoso Nunes (Canguçu/RS), e Marcelo Hauagge Distéfano (São João do Triunfo/PR)
  • Secretário:Reges Antônio Scapin (Estrela Velha/RS)
  • Vice-secretário:Silvio Paulo Girardi (Rio Azul/PR)
  • Tesoureiro:Mauro Schünke (Restinga Seca/RS)
  • Vice-tesoureiro:Dario Schicovski (Papanduva/SC)

 

CONSELHO FISCAL

  • Dalvi Soares de Freitas –Dom Feliciano (RS)
  • Edegar Antônio Cerbaro –Progresso (RS)
  • José Daniel Raupp –São Lourenço (RS)
  • Roger Eduardo Selski –Ipiranga (PR)
  • Rosane Petry –Vera Cruz (RS)
  • Roberto Agenor Scholze-Mafra (SC)

 

Informou: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Canoinhas