You are currently viewing Mais de 130 crianças participam de Projeto de Música desenvolvido pelo Cras de Irineópolis

Mais de 130 crianças participam de Projeto de Música desenvolvido pelo Cras de Irineópolis

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

 

 

Projeto tem o objetivo de desenvolver as habilidades por meio da música

A Secretaria de Desenvolvimento Comunitário está incentivando e aprimorando os talentos de Irineópolis. Por meio de um Projeto de Música, desenvolvido pelo professor Fermiano Coelho, mais de 130 alunos, de 6 a 17 anos, aprendem a tocar instrumentos musicais.

As aulas de música acontecem todas as semanas de segunda a quarta-feira no Centro de Referência da Assistência Social (Cras) e nas quintas-feiras o professor ministra aulas para crianças do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) nas localidades de São Pascoal, Serra Grande e Colônia Escada. Além disso, existe um trabalho desenvolvido especialmente com crianças e adolescentes cadastrados no Programa Bolsa Família, trata-se da banda Descobrindo Valores que tem o objetivo de desenvolver as habilidades das crianças por meio da música que colabora no rendimento dos alunos na escola e nas relações interpessoais.

O professor se diz muito contente com o empenho e desenvolvimento das crianças. Segundo ele, o projeto tem auxiliado não apenas na questão emocional das crianças, mas no desenvolvimento pedagógico. "A música auxilia na coordenação motora e ajuda as crianças que tem dificuldade de concentração. Muitos professores comentam que os alunos que tinham dificuldade, timidez para se expressar, têm melhorado nesse aspecto", comenta.

"Outro resultado significativo é a melhora nas aulas de matemática", aponta o professor. Segundo ele, o objetivo inicial era trabalhar apenas com crianças cadastradas no Programa Bolsa Família, mas aos poucos o projeto foi crescendo. "Outras crianças vieram nos procurar e estendemos o projeto para alunos que não são cadastrados no Programa e que já tinham instrumentos musicais em casa. Recebemos violões e outros instrumentos para auxiliar as crianças que não têm condições de comprar seus instrumentos musicais". 

De acordo com Coelho, a intenção agora é começar a treinar alunos com violino. Além do atendimento às crianças, o professor de música também leva lazer aos idosos do Lar Santa Ana e aos alunos da Apae de Irineópolis.

 

Informou: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Irineópolis