Projeto tem o objetivo de desenvolver as habilidades por meio da música
A Secretaria de Desenvolvimento Comunitário está incentivando e aprimorando os talentos de Irineópolis. Por meio de um Projeto de Música, desenvolvido pelo professor Fermiano Coelho, mais de 130 alunos, de 6 a 17 anos, aprendem a tocar instrumentos musicais.
As aulas de música acontecem todas as semanas de segunda a quarta-feira no Centro de Referência da Assistência Social (Cras) e nas quintas-feiras o professor ministra aulas para crianças do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) nas localidades de São Pascoal, Serra Grande e Colônia Escada. Além disso, existe um trabalho desenvolvido especialmente com crianças e adolescentes cadastrados no Programa Bolsa Família, trata-se da banda Descobrindo Valores que tem o objetivo de desenvolver as habilidades das crianças por meio da música que colabora no rendimento dos alunos na escola e nas relações interpessoais.
O professor se diz muito contente com o empenho e desenvolvimento das crianças. Segundo ele, o projeto tem auxiliado não apenas na questão emocional das crianças, mas no desenvolvimento pedagógico. "A música auxilia na coordenação motora e ajuda as crianças que tem dificuldade de concentração. Muitos professores comentam que os alunos que tinham dificuldade, timidez para se expressar, têm melhorado nesse aspecto", comenta.
"Outro resultado significativo é a melhora nas aulas de matemática", aponta o professor. Segundo ele, o objetivo inicial era trabalhar apenas com crianças cadastradas no Programa Bolsa Família, mas aos poucos o projeto foi crescendo. "Outras crianças vieram nos procurar e estendemos o projeto para alunos que não são cadastrados no Programa e que já tinham instrumentos musicais em casa. Recebemos violões e outros instrumentos para auxiliar as crianças que não têm condições de comprar seus instrumentos musicais".
De acordo com Coelho, a intenção agora é começar a treinar alunos com violino. Além do atendimento às crianças, o professor de música também leva lazer aos idosos do Lar Santa Ana e aos alunos da Apae de Irineópolis.
Informou: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Irineópolis