Foi realizado no gabinete do Prefeito Anízio de Souza, na manhã desta quarta-feira, 23, a posse do Conselho Municipal de Acompanhamento e Controle Social (CMACS) do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB).
Os conselheiros foram empossados pelo período de dois anos e representam diversos setores e classes como Poder Executivo Municipal; representantes dos professores da educação básica pública; representantes dos diretores das escolas básicas públicas; representantes dos pais de alunos da educação básica pública entre outros.
A professora Arlete Tabaca Cardoso falou em nome dos novos conselheiros "Para nós, cabe organizar a fiscalização e o acompanhamento de todos os recursos e a sua aplicação. Isso necessita de muito cuidado e responsabilidade. Acredito que todos que aceitaram fazer parte do conselho vão fazer jus aos seus cargos", disse Arlete Tabaca Cardoso.
O Secretário Municipal de Educação Bento Trindade Junior destacou a importância do trabalho do Conselho. "Estamos felizes porque o nosso conselho funciona bem e acredito que essa nova gestão dê continuidade ao bom trabalho que foi feito. Vocês prestam esse serviço para os professores e para a sociedade escolar, mostrando o que faz o conselho e como é feito e aplicado o dinheiro do Fundeb. Nós sabemos da importância do dinheiro do Fundeb, e dependemos dele hoje, e graças a essa criação do governo federal podemos ter uma folha de pagamento respeitável", explicou o Secretário.
O Vice-Prefeito Aloísio Salvatti também destacou a necessidade do Conselho. "É importante para a população e para o bom andamento das atividades escolares o recurso que é empregado na educação. É de extrema importância o conselho, pois é mais gente olhando e fiscalizando. Eu e o Prefeito Anízio estamos aqui para fazer uma administração séria e honesta e com bastante crescimento. Queremos fazer melhor do que já estava sendo feito", falou Salvatti.
O Prefeito Anízio destacou o trabalho dos conselheiros para fiscalizar a aplicação do dinheiro. "Queremos o mesmo empenho de vocês, para que as coisas continuem a funcionar bem. O dinheiro do Fundeb é um dinheiro importante e é preciso transparência na atividade e na aplicação dos recursos. Que nos próximos dois anos que vocês tenham facilidade para desenvolver o trabalho", finalizou.
O Fundeb é um fundo especial, de natureza contábil e de âmbito estadual, formado, na quase totalidade, por recursos provenientes dos impostos e transferências dos estados e municípios, vinculados à educação. Além desses recursos, ainda compõe o Fundeb, a título de complementação, uma parcela de recursos federais, sempre que, no âmbito de cada Estado, seu valor por aluno não alcançar o mínimo definido nacionalmente. Independentemente da origem, todo o recurso gerado é redistribuído para aplicação exclusiva na educação básica.
Membros empossados do Conselho:
Representantes do Poder Executivo Municipal:
Titular: Afonso Wasmann Neto;
Suplente: Giovana Müller.
Representantes da Secretaria Municipal de Educação:
Titular: Arlete Tabaca Cardoso;
Suplente: Ana Paula Karpinski Casanova.
Representantes dos professores da educação básica pública:
Titular: Moira de Cássia Ferreira;
Suplente: Marcelo Amaro.
Representantes dos diretores das escolas básicas públicas:
Titular: Michele Alessandra Pattene Konart;
Suplente: Ana Lúcia Martins de Freitas Andrekowicz.
Representantes dos servidores técnico-administrativo das escolas básicas públicas:
Titular: Andreza Kerli Correa Dalgallo;
Suplente: Andriely Aparecida de Brito.
Representantes dos pais de alunos da educação básica pública:
Titular: Marili Soares dos Santos;
Suplente: Maristela Souza.
Titular: Vanessa Guimarães;
Suplente: Evelyn Simões.
Representantes dos estudantes da educação básica pública:
Titular: Rosicler Aparecida Colaço Gonsalves;
Suplente: Marlene dos Santos.
Representantes do Conselho Municipal de Educação:
Titular: Adriana Mary Correa Stacechen;
Suplente: Sandra Mara Pfleger Sass.
Representantes do Conselho Tutelar:
Titular: Izabel Cardoso;
Suplente: Erlon Soares Slomp.
Informou: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Porto União