You are currently viewing Acadêmicos da UFSC chegam a Porto União para Vivência em Agricultura Familiar

Acadêmicos da UFSC chegam a Porto União para Vivência em Agricultura Familiar

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria
 

 

Os acadêmicos dos cursos de agronomia e zootecnia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) chegaram a Porto União na manhã de quinta-feira, 15. O grupo formado por 50 integrantes foi recepcionado pelo Prefeito Anízio de Souza e Vice-prefeito Aloísio Salvatti em uma reunião no auditório da UnC.

 

O grupo permanece no município por 21 dias. Nesses dias os acadêmicos irão ajudar, trabalhando e participando no dia-a-dia e interagindo com os agricultores, trocando experiências técnicas e aprendendo as formas como trabalham na agricultura familiar.

 

Essa parceria foi possível graças ao contato do vereador Aires Niedzielski que já trabalhava com o professor Oscar Rover e assim surgiu a possibilidade de Porto União participar desta disciplina da UFSC. A organização no convite e escolha das famílias ficou a cargo de Aires ao lado do secretário de agricultura, Roberto Bonfleur, e da médica veterinária da secretaria, Ester Drosdoski.

 

"Quem tem a ganhar com isso é Porto União. É claro que os acadêmicos também ganharão experiência com isso, mas o ganho maior terá a nossa cidade e os nossos agricultores. Temos que valorizar quem trabalha no interior, pois eles são os responsáveis de levar o alimento para a nossa mesa. Recebemos vocês aqui de braços abertos", falou Salvatti.

 

"Queremos agradecer pela escolha de Porto União para receber os acadêmicos e principalmente agradecer a administração municipal e o vereador Aires, e principalmente as famílias que receberão mais um "filho" em casa. A gente estará prestando toda a assistência a vocês nesses 21 dias", disse o Bonfleur. 

 

Os acadêmicos ficam durante esse período nas casas dos agricultores, mas daqui há 10 dias, os professores retornarão à Porto União para avaliar e passar mais algumas orientações.  O coordenador dos cursos e professor da UFSC, Oscar Rover, agradeceu a todos pela parceria. "Essa troca de experiência permite que os futuros profissionais conheçam a realidade de uma forma bastante aprofundada da nossa agricultura familiar, para quando profissionais, atuarem de uma maneira mais comprometida em auxiliar os nossos agricultores", explicou o professor.

 

O contato inicial com a UFSC aconteceu através do vereador Aires que trabalhou por meio da cooperativa com o coordenador do curso. Em seguida a ideia de Porto União receber os acadêmicos foi repassada ao Prefeito Anízio que apoiou desde o início. O vereador participou da recepção e falou aos acadêmicos. "Vocês vão encontrar um município bom para viver e trabalhar e com uma grande diversidade na agricultura. É uma grande satisfação e alegria de receber vocês aqui", destacou.

 

Para o Prefeito esta é uma oportunidade única tanto para os agricultores quanto para os acadêmicos. "Eu quero que vocês compensem esse frio de hoje com o calor humano das famílias que vão receber vocês durante essas três semanas. É muito importante essa vinda, pois terá a troca de experiências, onde vocês vão trazer parte do conhecimento, que poderão ser aplicadas no dia-a-dia. E vocês também vão adquirir conhecimento dessas famílias", destacou o Prefeito Anízio.

 

Cada família selecionada esteve na UnC e já levou o acadêmico que fará o estágio em sua propriedade.

 

 

Informou: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Porto União