A Secretaria de Saúde de Porto União comemora nessa semana a notícia da aprovação do projeto de educação em saúde ambiental, com o título "Cuidar do meu ambiente é preservar a minha vida", pela Fundação Nacional de Saúde. Com isso, Porto União receberá R$ 150 mil para realizar as ações previstas no projeto, beneficiando moradores dos bairros Santa Rosa e Vice-king.
A conquista é comemorada por toda a equipe de saúde já que foram 1.055 municípios brasileiros que apresentaram o projeto e somente 86 deles foram selecionados, incluindo o Município de Porto União. Em Santa Catarina, Porto União e mais um município tiveram o projeto aprovado.
A maioria das famílias que farão parte do programa reside em moradia própria, contam com água tratada, contudo, a questão do saneamento básico ainda é muito precária. A maioria das residências destina seus esgotos domésticos de forma inadequada, isto é, em fossa séptica, em galerias de águas pluviais ou em valas a céu aberto. Ambas as comunidades contam com a coleta do lixo reciclável e orgânico, porém, a separação ainda é inadequada.
O município contará com uma equipe técnica para executar e coordenar as ações e o trabalho de educação ambiental com a mobilização das escolas, contando com a participação efetiva dos moradores.
"Com esse projeto estaremos dando um passo importante do nosso município, fazendo com que a população ganhe em saúde, qualidade de vida e cuidados com o meio ambiente", afirma o secretário de saúde, Jair Giraldi.
Confira no link do Diário Oficial da União quais os municípios que tiveram a aprovação de seus projetos:
http://www.in.gov.br/visualiza/index.jsp?data=12/08/2013&jornal=3&pagina=125&totalArquivos=248
Informou: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Porto União