Evento acontece entre os dias 15 e 16 e agosto e tem objetivo de envolver toda a comunidade em torno do resgatar da história do conflito
Um resgate da história da Guerra do Contestado, este é um dos objetivos da 1º Mostra do Contestado que acontecerá entre os dias 15 e 16 de agosto no Centro de Uso Múltiplo Francisco Rudnick, em Irineópolis. A Mostra é uma iniciativa da Administração Municipal em conjunto com a Secretaria de Educação com apoio maciço da comunidade escolar do município. Serão expostos, cartazes, maquetes, desenhos, entre outros materiais produzidos pelos alunos e professores da rede municipal de ensino referentes à Guerra do Contestado.
Segundo a Secretária de Educação, Lilian Eliane Batschauer, é necessário que os alunos e a comunidade escolar estudem e entendam o que foi este conflito. "Contamos com a colaboração das professoras da rede municipal de ensino, especialmente as professoras Wilza Carla Henning e Jaqueline Estriser que há alguns anos já fazem um trabalho de resgate da história da Guerra do Contestado em sala de aula", explicou.
Alunos da Educação Infantil e das series iniciais e finais do Ensino Fundamental estarão expondo os trabalhos desenvolvidos em sala de aula. De acordo Lilian, a 1º Mostra quebra paradigmas. "Pensar em trabalhar a Guerra do Contestado na Educação Infantil pode ser em um primeiro momento impossível, mas nossos professores se desdobraram e estão buscando trabalhar os mais diversos conceitos, utilizando estratégias, como: maquetes, pesquisas na própria comunidade, visitação aos pontos turísticos que foram placo da guerra do contestado, entre outras", comentou.
A abertura acontece às 9 horas da manhã e a previsão de atendimento vai até as 20 horas. Será disponibilizado ônibus para os alunos das escolas do interior do município. Durante a Mostra acontece também uma exposição com 15 cartuns sobre a Guerra do Contestado desenvolvidos pelo Cartunista André Camargo, de Porto União. "Este é um momento impar para a população conhecer um pouco mais da nossa história e valorizar o que temos de bom no nosso município", finalizou a Secretária.
Informou: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Irineópolis