You are currently viewing Terceira Idade de Porto União evidencia qualidade de vida

Terceira Idade de Porto União evidencia qualidade de vida

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria
 

 

 

Os grupos de dança da Terceira Idade de Porto União Revivere, formado pelo grupo de convivência Renascer, e Guten Leben, de Santa Cruz do Timbó, retornaram recentemente de Poços de Caldas, Minas Gerais. Lá eles estiveram, atendendo a um convite feito ao professor de danças, Tadeu Ribeiro, apresentando suas habilidades e dividindo experiências.

 

"É muito divertido, não tem coisa melhor para a terceira idade", declara Hilda Vergutz, que participa do grupo Revivere. Para ela além da satisfação em participar assiduamente do grupo Renascer, fazer parte do grupo de danças que leva o nome de Porto União para vários lugares do Brasil não tem preço. "Quem não participa, não imagina o que está perdendo", diz. Os grupos de dança já tem convite garantido para o próximo ano. "Vamos para Argentina e estamos guardando dinheiro para que possamos viajar, cuidar bem dos nossos colegas e fazer um bonito espetáculo lá fora", comemora Hilda.

 

Além de oferecer a oportunidade para os idosos do município em participarem dos grupos de dança, hoje a Secretaria de Desenvolvimento Social, por meio do Recanto dos Idosos, tem cadastrados 710 idosos, distribuídos em 22 grupos de convivência, sendo 11 da área rural e 11 da área urbana, os quais participam intensamente de outras atividades.

 

"Todos os dias temos grupos se reunindo aqui no Recanto. Nas quintas é o dia do Renascer, mas nos demais dias da semana são outros quatro grupos. No total, diretamente atendemos 600 idosos", explica Rose Mari Guerios dos Santos, coordenadora geral dos grupos de convivência.

Nas segundas-feiras o grupo do Vice-king divide o espaço com 30 alunos da Apae, realizando um trabalho de inclusão social. "Está sendo muito bom esse projeto tanto para o nosso idoso como para os que vêm da Apae", destaca Rose.

 

A equipe tem o respaldo também do Conselho Municipal do Idoso, instituído há pouco tempo no município, mas que já tem ação efetiva junto ao trabalho desenvolvido. "O Conselho é atuante. Junto com eles foram detectados quatro casos de violência ao idoso, que já foram encaminhadas ao poder judiciário e assistentes sociais do município", afirma Rose.

 

"A cada dia buscamos auxiliar os grupos de terceira idade, para oferecer condições de melhoria na qualidade de vida para os nossos idosos, pois foram eles que ajudaram a construir a nossa cidade de Porto União", coloca o Prefeito Anízio de Souza.

 

Segundo os dados divulgados na semana passada, o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de Porto União ficou em primeiro lugar no planalto norte, com 0,786, em um índice que vai de 0 a 1.  Esse índice analisa educação, renda e longevidade dos municípios. Entre os 5565 municípios do Brasil, Porto União ocupa a 87ª posição, levando em consideração o estado, Porto União está em 21º na lista.  Esse resultado é fruto de um trabalho efetivo de todo o executivo, evidenciando que a qualidade de vida em Porto União está entre as melhores do Brasil. "Podemos destacar que estamos cuidando bem da nossa saúde e isso se reflete nos nossos encontros com a Terceira Idade", afirma o Prefeito Anízio.

 

Informou: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Porto União