O curso foi ministrado no prédio da Secretaria de Educação
A Secretaria de Educação de Porto União iniciou nesta semana o curso de primeiros socorros para mais uma turma de funcionários da educação infantil do município. O curso está sendo realizado na Secretaria e é ministrado pelo professor do Colégio Lauro Muller e ex-bombeiro, Amarildo Rodrigues dos Santos. O curso que é gratuito é tem 20 horas, iniciou na segunda-feira, 05, e termina na sexta-feira, 09.
Segundo informou o Secretário Municipal de Educação, Bento Trindade Junior, o curso formará ainda mais duas turmas que sairão com um certificado de socorrista. "Este curso é promovido em conjunto com o Colégio Estadual Lauro Muller Soares (União da Vitória) em uma parceria com o diretor João Fidel, que disponibilizou o professor Amarildo. Ele repassa aos funcionários da educação infantil tudo o que pode ocorrer e a partir de agora as nossas funcionárias estão aptas para fazer o primeiro atendimento às crianças", explicou Bento. O Secretário quer, após o término deste curso na rede municipal, levá-lo para a educação fundamental em uma parceria com o governo do Estado de Santa Catarina.
Para o palestrante este curso é importante, pois dá um melhor entendimento para que possam fazer o primeiro atendimento. "Isso facilita o anseio de quem trabalha com as nossas crianças. Houve muitas dúvidas, por elas não terem oportunidade de participar dessas discussões e sobre algumas situações simples, elas apresentavam muitas dificuldades para resolver. Este curso veio ao encontro desses profissionais que agora saberão como agir em diversas situações e quais materiais podem utilizar. Sabemos que nos locais muitas vezes não existem os equipamentos necessários, por isso estamos trabalhando com os equipamentos existentes nas escolas para que possam atender as ocorrências com sucesso", destacou.
A secretaria municipal de educação é pioneira em trazer este curso aos profissionais de educação. "Projeto este que tem origem no governo federal e é interessante levar este projeto para toda a rede educacional seja ela pública ou particular", completa Santos.
Para a professora que participa do curso, Caroline Moises de Souza, "é de fundamental importância, pois estamos lidando diretamente com o público que são as nossas crianças e estamos sujeitos a algumas situações de emergência. Com esse curso estaremos melhores preparadas para um primeiro atendimento em uma situação de risco", afirma.
Informou: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Porto União